A escravidão deixou o Brasil tardiamente. Por conseqüência, a sociedade brasileira sofreu e continua a sofrer de uma visão míope e preconceituosa em relação ao trabalho. Mesmo após a abolição da escravatura, a relação entre trabalho, escravidão e submissão permaneceu.
O trabalho se tornou algo degradante, ao invés de gratificante. Muitos são os que trabalham por necessidade, não pela satisfação de produzir, de aprender e construir. Pergunte a qualquer transeunte o que ele faria se ganhasse na loteria e veja o tamanho desprezo pelo trabalho que o indivíduo manifestará.
Durante a escravidão, o trabalho era opressor. Hoje, o trabalho é libertador. Só através dele se conquista a independência, o sentimento de realização e a paz de espírito. Uma vida sem compromissos é uma vida vazia, sem sentido, sem missão. Veja quantos milionários continuam a trabalhar apesar de sua fortuna. Será que isso se resume a ganância? Conte quantas pessoas morrem pouco tempo após terem se aposentado.
Afinal, o que fazer com tempo que nos é dado, senão prover o bem e a satisfação para outrem através do trabalho? O trabalho dá sentido à vida.
Assine nossa newsletter
Receba em seu e-mail o Boletim Saia do Canto com os últimos artigos e materiais da DRB Marketing.
Total de acordo, muito não enxergam isso por não estarem satisfeitos com o que fazem, e acham que o problema esta no trabalhar em si, e não tem coragem de mudar.