CAOA ensinando as montadoras a fazer marketing

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Há ~20 anos, as montadoras renderam-se às concessionárias nas estratégias de marketing. Os anúncios foram parando de falar dos carros e passaram a focar em descontos e condições de pagamento.

Veja esse exemplo abaixo:

Comercial Chevrolet 2012

Peço desculpas aos colegas de profissão, mas esse anúncio é uma vergonha. Apelam para o ridículo, para o no sense e chamam a atenção. Mas aí falam o que? “2012 é o ano da Chevrolet”. Chevrolet, vocês estão rasgando dinheiro.

Na contramão, a CAOA apresentava a Hyundai para o mercado brasileiro. Eles não falavam de descontos, nem de financiamento. A Caoa falava de como seus carros eram sofisticados e ponto! A Hyundai caiu nas graças dos brasileiros.   A Caoa usou o marketing para agregar valor ao produto. Elevou a percepção da marca e fez as pessoas desejarem um Hyundai.

Comercial Sonata 2012

É assim que se faz um anúncio. Simples, sem firula, mensagem clara e direta. Quem aí não ficou de dar uma volta no Sonata?

Quando o HB20 foi lançado, foi só colher o plantio. O mercado estava sedento por um Hyundai acessível e o carro de lá para cá está sempre entre os mais vendidos.

Agora a Caoa está fazendo a lição de casa com a Chery. O modelo Tiggo já está muito bem falado nas mídias sociais.

Comercial Chery Tiggo 2019 (até o locutor é o mesmo)

As outras montadoras continuam repetindo a mesma fórmula. Fazem promoções, oferecem descontos… Essa é uma droga de efeito rápido que vicia. No começo dá barato, os vendedores ficam felizes, os gestores também. Depois vem o rebote e precisam de uma dose maior.  

Chevrolet – Não compre carro hoje – 2020

Novamente, a Chevrolet pagando mico com sua fórmula desgastada do “não compre carro hoje”. Se eu trabalhasse no desenvolvimento de produtos, ficaria muito irritado. Eles dão duro para deixar os carros bonitos e cheios de funcionalidades, mas o marketing da Chevrolet prefere colocar um gorila rebolando!

“Como o marketing pode aumentar suas vendas?” é a pergunta errada. Não é assim que o marketing funciona.

A pergunta certa é “como o marketing pode agregar valor ao produto?”.

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About the author

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

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Sobre mim

Sou consultor na área de Marketing e Tecnologia, o que vem sendo chamado de Martech. Comecei minha carreira como programador, me formei em Marketing, pós-graduei em Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Adoro filosofia e psicologia. Meu trabalho é mesclar todos esses conhecimentos num planejamento estratégico de marketing adequado ao contexto de cada cliente.

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