Consultoria em Administração do Tempo

A forma como lidamos com o tempo pode definir nossa produtividade, felicidade e satisfação pessoal. A sensação constante de falta de tempo pode nos transformar em péssimos profissionais, pais e líderes. Pode nos transformar em pessoas insensíveis, ansiosas, estafadas e sedentárias. Pode comprometer a saúde física, psicológica e familiar.

[su_note note_color=”#EEEEEE”]Uma má administração do tempo pode comprometer seriamente a qualidade de vida.[/su_note]

Como administrar melhor o tempo e elevar a qualidade de vida?

Primeiramente é necessário perceber alguns fatos importantes:

1. Falta de tempo nem sempre significa excesso de tarefas

Você deve conhecer algumas poucas pessoas especiais que administram 3 empresas, vão à reuniões do condomínio e reuniões de associações, praticam exercícios físicos, tem 3 filhos, etc. Parece que o dia dessas pessoas tem 50 horas.

Alguns felizardos parecem ter uma fonte de energia inesgotável. No entanto, se analisarmos mais a fundo, veremos que elas conseguem distribuir suas tarefas de uma maneira inteligente, dividindo o tempo de modo que as tarefas não se acumulam, nem concorrem por sua atenção. Sabem o que deve ser feito, por quem e quando. Ou seja, pessoas produtivas possuem uma excelente organização pessoal.

2. Pessoas produtivas são muito organizadas

Atualmente há centenas de ferramentas que podem automatizar e simplificar nossas tarefas. Porém, quando não há uma boa administração do tempo, essas ferramentas apenas multiplicam a desorganização.

Pessoas produtivas sabem como utilizar novas e velhas ferramentas para organizar o enorme fluxo de informações que surge todos os dias. Sabem como escolher as ferramentas ideais para suas necessidades. Tão importante quanto os assessores, as ferramentas também multiplicam os resultados. Pessoas produtivas tem como hábito a utilização de boas ferramentas.

3. Organização é um hábito

Meu avô tinha uma fivela no cinto onde prendia as chaves de casa. Ele andava pelo bairro com as chaves balançando. Todos ouviam e sabiam: lá vai Seu José… Lá vêm Seu José. Pela manhã, na correria diária, era comum que o restante da família (mãe, irmãos e eu mesmo)  não encontrasse suas respectivas chaves. Mas meu avô sempre nos socorria com suas chaves estrategicamente à mão.

Pessoas produtivas sabem onde as coisas estão. Para que as coisas estejam no lugar certo, elas desenvolvem hábitos de organização e automatização. Tudo que é importante precisa ser guardado estrategicamente, para permitir consultas rápidas, sempre que necessário.

4. Inteligência emocional é importante

Mesmo com toda organização e administração do tempo, as urgências continuarão a aparecer. Faz parte, sempre há imprevistos. Porém, com uma boa organização, a ansiedade e o estresse tendem a ficar sob controle.

Diversas pesquisas apontam que a sensação de tranquilidade tem mais relação com estar no controle, do que com zerar lista de tarefas. Portanto, organização das tarefas, organização pessoal e uma divisão do tempo inteligente compõem o caminho para quem deseja melhorar a qualidade de vida.

Por que uma consultoria em administração do tempo?

Uma boa administração do tempo é aquela que você cria. Não há fórmulas exatas, mas centenas de dicas e ferramentas, além de um mindset (conjunto de ideias e percepções) que precisa ser desenvolvido.

Para evoluir como consultor e empreendedor, tive de desenvolver muito minha administração do tempo. Recorri a dezenas de livros, documentários, artigos, métodos, softwares, aplicativos de celular, dicas e palpites. Precisei de alguns anos para desenvolver uma forma de organização pessoal que realmente me trouxesse uma melhor qualidade de vida. Foi um processo de evolução pessoal incrível, mas poderia ter sido mais simples e rápido.

Sei que muitas pessoas não podem se dedicar à pesquisa como eu fiz. Elas estão submersas em suas tarefas. Sentem os enormes problemas da má administração do tempo, mas estão presas a uma rotina avassaladora.

A consultoria em administração do tempo tem a proposta de acelerar o processo de evolução e organização pessoal, trazendo ferramentas, métodos e insights personalizados.

Como funciona a consultoria em administração do tempo?

De modo geral, há as seguintes fases:

  • Organização pessoal
  • Reavaliação de prioridades
  • Acompanhamento coaching

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[su_quote cite=”Paulo de Paiva Martins, Letare Assessoria Contábil”]Participei da palestra sobre o Método GTD, no Café Com Negócios, do mês de abril de 2013. Achei o método muito interessante e tenho tentado aplicar em minha rotina. Apesar do tempo ser curto, você conseguiu transmitir a mensagem. A prova disso é que ainda me lembro de diversas dicas que inclusive tenho tentado passar para minha equipe de trabalho, tais como ter uma caixa de entrada, determinar uma escala de prioridades….Parabéns! Gostei muito.[/su_quote]

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[su_quote cite=”Aleksander Avalca, KaminskiAvalca Consultoria Empresarial”]Eu achei a palestra sobre Produtividade no Café com Negócios muito boa, objetiva e produtiva. Me ajudou a repensar a forma que eu estava organizando as minhas tarefas. Desde o dia da palestra venho me organizando de uma maneira diferente, mais próxima da mostrada na palestra e tem me ajudado muito.[/su_quote]

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[su_quote cite=”Deisiane Zortéa, Secretária Remota”]O Daniel nos passou informações muito úteis sobre os conceitos apresentados na palestra e deu boas dicas com relação a gerenciamento do negócio, mesmo para um profissional liberal ou microempresa.[/su_quote]

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[su_quote cite=”Rogério S. C. Cordeiro”]Achei a palestra interessante, tanto que decidi aplicar o  GTD, pois estava insatisfeito com meu desempenho. Sinto que hoje produzo mais e de maneira mais  efetiva, mas ainda tenho muito a melhorar. Obrigado. =)[/su_quote]

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[su_quote cite=”Marcia Lanzoni, Administradora”]Gosto muito da forma com que o Daniel conduz a palestra, da forma com que se expressa e ajuda as pessoas a fazer a caminhada durante o assunto, com um começo, meio e fim.[/su_quote]

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