Planejamento de Negócios

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“Na última década, tantas foram as mudanças promovidas pelos profissionais de marketing para engajar clientes que praticamente não se reconhece mais o marketing. Considerando a tecnologia de informação como uma provável exceção, não podemos imaginar outra área que tenha evoluído tão rapidamente.”

Harvard Business Review – Julho/2014

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row parallax=”no” css=”.vc_custom_1418994126568{margin-top: 40px !important;margin-bottom: 40px !important;}”][vc_column][vc_column_text]Planejamento de negócios é o processo de formulação de um plano de negócios. Nele, analisa-se a viabilidade de um novo negócio, seja uma nova empresa, uma nova divisão, uma expansão,  um novo ponto de vendas, entre outras situações. Além de analisar a viabilidade e projetar cenários, o plano inclui uma organização e estruturação da execução, ou seja, um projeto de implementação.

O plano de negócios reduz significativamente as incertezas e riscos inerentes a qualquer novo empreendimento. Pesquisas realizadas pelo SEBRAE apontam que a falta de planejamento está entre as principais causas de fracasso. Por esse motivo, este é um documento tão comum entre investidores e franqueadores profissionais. O planejamento é o momento ideal para que os envolvidos possam discutir detalhes importantes e avaliar as possibilidades de sucesso e retorno do investimento.

Toda a intenção de empreendimento é uma hipótese, pois ainda não se sabe qual será o nível de aceitação do mercado. Por isso, é necessário definir a ideia de negócio e posteriormente validá-la. O primeiro passo é a definição do empreendimento em si, sua proposta de valor, diferenciais e vantagens competitivas. Nesse momento, ferramentas como o Business Model Canvas são bastante úteis. Depois, é necessário validar a ideia, ou seja, investigar se ela é viável e vantajosa. Existem diversos métodos de pesquisa e análise que podem ser empregados nessa etapa. Em startups pode-se implementar um MVP (produto mínimo viável). Quando o grau de inovação é menor pode-se realizar pesquisas de demanda. Para comércios é imprescindível analisar o ponto. Enfim, deve-se escolher os métodos de pesquisa mais apropriados para o empreendimento. Caso as pesquisas apontem elementos para acreditarmos no sucesso da ideia de negócio, prosseguiremos para o detalhamento das operações e para projeções de cenários financeiros.

A modelagem e planejamento de negócios tem como resultado um documento  chamado plano de negócios. Seu volume e conteúdo varia bastante, pois contém o processo de análise descrito anteriormente. De modo geral, é recomendável que o documento seja o mais compacto e objetivo possível, para que seja uma ferramenta fácil e acessível no dia a dia dos gestores.

A DRB Marketing oferece apoio, orientação e pesquisa necessários para a  modelagem e planejamento de negócios.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]