Você está indo ou fugindo?

Manhã de uma segunda-feira. Todos começam a se agitar. Estão todos se movendo, aparentemente em busca de algo… Só que não! Na verdade, as pessoas estão apenas vivendo suas rotinas sem questionar, andando em círculos sem perceber. Carregam uma insatisfação no peito, mas aprenderam a não olhar para ela. Distraem-se com o excesso de tarefas.

Na estrada, todos estão em movimento. Alguns estão indo para algum lugar. Mas a maioria está apenas fugindo.

Para algumas poucas pessoas, a insatisfação tornou-se desconfortável demais. Por isso, essas tiveram de juntar forças para mudar sua realidade. Elas resolveram mudar de emprego, de carreira ou de cidade. Talvez elas tenham resolvido iniciar um novo projeto na empresa onde trabalham, montar uma ONG ou montar seu próprio negócio. Essas pessoas são classificadas como empreendedoras.

Portanto, empreendedores são os mais insatisfeitos. São aqueles que não suportam as coisas do jeito que são. Eles são os incomodados que se mudam e os incomodados que mudam o mundo. É sempre assim.

A insatisfação é a origem da força empreendedora. Mas esta força por si só não leva ninguém a lugar algum. Ela é apenas uma força que gera repulsa entre a pessoa e sua realidade, como dois imãs que confrontam a mesma polaridade. Logo, todo empreendedor é um insatisfeito, mas nem todo insatisfeito é um empreendedor.

A pessoa que acorda insatisfeita, mas durante o dia dispersa sua energia em tarefas triviais ou em entretenimento não realiza nada. Ela pode até fazer muitas coisas, mas mudará muito pouco sua realidade. Uma pessoa com comportamento disperso pode até querer mudar muitas coisas, mas no fundo não está tentando realizar algo. Na verdade, ela está apenas fugindo de sua insatisfação.

Empreendedor é somente aquele capaz de canalizar para um objetivo, a força que brota da sua insatisfação. Ele executa as tarefas com uma intenção. Carrega uma visão clara do que pretende mudar ou realizar. Percebe o que é realmente importante e o que é apenas distração em seu caminho.

Na estrada, todos estão se movendo. Os empreendedores estão indo, os demais estão apenas fugindo.

Se empreendedorismo é um tema importante para você, expanda seu conhecimento com uma fonte de informações de alta qualidade. Cadu Visentin é um parceiro que tem ótimos artigos sobre o tema. No artigo Até onde você iria, por exemplo, Cadu nos convida a refletir sobre nossos valores pessoais e analisa como eles de certa forma definem os resultados que estamos colhendo. Leitura fortemente recomendada!

Publicado por

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado?Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia.Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Deixe uma resposta