Marketing é entender para atender

M

Essa é a essência do marketing: entender as necessidades e hábitos de um público para então atendê-lo da melhor forma. Em algum momento, pessoas encantaram-se com uma pequena parte do marketing: as técnicas de persuasão. Com isso, o marketing tornou-se manipulador e é visto como um mal da sociedade moderna.

Porém, como disse, a persuasão é apenas uma pequena parte desta ciência. Quem limita-se às técnicas de persuasão, não pode ser considerado um profissional de marketing, pois ignora um vasto conhecimento que faz toda a diferença no desenvolvimento e crescimento das organizações, com e sem fins lucrativos. Técnicas de persuasão geram negócios a curto prazo, mas podem destruir valor no longo prazo.

Profissionais de marketing preocupam-se com toda a experiência do consumidor, desde a propaganda, passando pela compra, uso e descarte do produto. A boa reputação de uma marca depende disso. E reputação em tempos de mídias sociais é absolutamente tudo.

About the author

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Add comment

Artigos

Sobre mim

Sou consultor na área de Marketing e Tecnologia, o que vem sendo chamado de Martech. Comecei minha carreira como programador, me formei em Marketing, pós-graduei em Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Adoro filosofia e psicologia. Meu trabalho é mesclar todos esses conhecimentos num planejamento estratégico de marketing adequado ao contexto de cada cliente.

Conecte-se

Seja avisado sobre novos artigos, eventos, dicas, serviços e tudo mais relacionado à DRB Marketing.