O ponto fraco da estratégia

Garry Kasparov esperando seu turno.
Garry Kasparov esperando seu turno.

Garry Kasparov é considerado um mestre do xadrez, o maior de todos os tempos. Foi campeão mundial durante décadas e possui diversos recordes no esporte. Sem dúvida, Kasparov tem a mente de um grande estrategista.

Imagine-se sentado diante de um tabuleiro e no lado oposto está Kasparov, com seu olhar compenetrado, aguardando sua jogada inicial. A quantos turnos você sobreviveria? Bem… Eu não duraria muito tempo. Porém, vamos mudar um pouco a regra a seu favor. No seu turno, você sempre poderá mover 2 peças, enquanto Kasparov continuará limitado a somente uma peça. Isso te daria alguma vantagem? Certamente! Mesmo que você não seja um grande estrategista, teria uma enorme vantagem. Talvez você conseguisse vencê-lo.

Nesse momento, há empresas com profissionais de altíssimo nível arquitetando a estratégia perfeita. Assim como Kasparov, são grandes mentes capazes avaliar dezenas de cenários e tomar boas decisões. No entanto, talvez o mercado seja parecido com um tabuleiro: vence quem se move mais rápido. É sua vez…

Publicado por

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Deixe uma resposta