O que os bons profissionais de marketing sabem sobre SPAM

Tenho certeza de que você sabe o que é SPAM: propagandas não solicitadas, irrelevantes e inoportunas, certo?

O problema é que grande parte do que chamamos de marketing é na verdade puro SPAM. Utilizando essa definição abrangente, podemos incluir os e-mails, comerciais da TV e do rádio, carros de som que passam nos bairros da periferia, telemarketing que ligam para oferecer serviços que você não dá a mínima.

Mas então qual seria o contrário de SPAM?

Mensagens solicitadas, relevantes, recebidas em momento oportuno. Podemos incluir aí websites bem desenvolvidos facilmente encontrados em uma busca, vídeos comerciais e informativos, artigos interessantes, manuais e guias do tipo “faça você mesmo (utilizando nossos produtos)”, palestras sobre como economizar utilizando o [produto que você está vendendo], etc.

Em algum momento pensaram que marketing é interromper e vender. Não! Marketing de verdade é entregar algo de valor! É criar relacionamentos. Marketing é entender para atender. O resto é SPAM.

Publicado por

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado?Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia.Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Deixe uma resposta