Segmentação de mercado

Este artigo faz parte de uma série, cujo objetivo é apresentar o Marketing Strategy Canvas. Caso você ainda não conheça essa ferramenta, clique aqui para conhecê-la e clique aqui para baixá-la.

Segmentação de Mercado. Você quer um pedaço?
Segmentação. Vai um pedaço?

Neste artigo, será abordado um conceito muito importante: segmentação de mercado. No Marketing Strategy Canvas, este conceito é representado pelo quadrante “Segmentos”.

Quadrante “Segmentos”

Uma correta segmentação de mercado traz inúmeros benefícios à empresa e sua estratégia mercadológica. Atualmente, é inconcebível não possuir uma clara segmentação, já que a concorrência é grande e uma maneira de evitar a disputa por um mesmo consumidor, é concentrar esforços em grupos específicos.

São sintomas da ausência de segmentação:

  • Mensagem de marketing fraca, genérica, irrelevante, inoportuna;
  • Dificuldades para compreender o comportamento e as preferências dos clientes;
  • Campanhas de marketing demasiadamente caras e esporádicas;

O primeiro passo para segmentar o mercado é identificar um grupo de clientes com características similares que a empresa consiga satisfazer da melhor maneira.

São alguns critérios de segmentação:

  • Geográficos (bairro, cidade, estado, país);
  • Demográficos (faixa etária, renda, escolaridade, religião);
  • Psicográficos (personalidade, estilo de vida);
  • Comportamentais (hábitos, ocasiões, preferências);
  • Atividade empresarial;
  • Porte (quantidade de funcionários, faturamento);
  • Tempo de atividade;
  • Modelos de gestão;

Algumas empresas podem atuar em mercados bastante abrangentes. Por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para celulares, em princípio, pode atender empresas de todos os portes, de qualquer atividade, localizadas em qualquer lugar do mundo. No entanto, essa mesma empresa pode ter maior know-how ou mais recursos para o desenvolvimento de aplicativos relacionados a uma determinada atividade. Pode ser que ela tenha um método de produção mais ágil, reduzindo custos e tornando seus preços mais competitivos para pequenas empresas. Também pode ser que enfrente dificuldades para atender clientes geograficamente distantes. Portanto, no caso dessa empresa, embora inexistam limitadores, a segmentação seria uma escolha estratégica que permitiria explorar suas fortalezas e mitigar suas fraquezas.

Desse modo, percebe-se que a segmentação de mercado precisa considerar elementos externos e internos.

A correta segmentação de mercado proporciona:

  • Concentração de esforços e recursos;
  • Melhor compreensão do comportamento e preferências dos clientes;
  • Comunicação clara, relevante, impactante e oportuna;

Utilize o quadrante Segmentos para especificar os critérios de segmentação a serem utilizados no seu plano de marketing.

Quadrante Segmentos
Quadrante Segmentos

Publicado por

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

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