Martech é o presente e o futuro do Marketing

M

Martech (ou Marketing Tecnológico) é um conceito que vem ganhando espaço e aceitação no mundo todo. Sua definição é simples, trata-se da mistura do marketing (mar) e da tecnologia (tech). Contudo, não pense que Martech e Marketing Digital são sinônimos. Existem diferenças importantes.

Martech é uma área de trabalho e estudo que considera a aplicação da tecnologia para atingir objetivos de marketing. Logo, o profissional da área precisa ter boa compreensão tanto de marketing quanto de TI. Ainda é muito comum que essas competências estejam divididas em profissionais distintos, o que comumente causa algumas dificuldades de planejamento e execução.

Profissionais de marketing e comunicação são conhecidos por serem impulsivos e criativos, enquanto profissionais de tecnologia normalmente são analíticos e reflexivos. São perfis complementares, mas um tanto antagônicos. Enquanto um provoca a mudança, o outro prefere estruturas sólidas e estáveis. Enquanto um tenta ver tudo com os olhos do cliente, o outro preocupa-se com códigos e dados. Quando o criativo e o nerd são uma única pessoa, muitas coisas tornam-se mais fáceis.

Um profissional experiente em Martech consegue ter a visão sistêmica do nerd e a flexibilidade do criativo. Ele consegue direcionar a adoção e implantação de ferramentas, combinar diferentes sistemas, sem perder o foco no mercado e no cliente. Este é o mundo ideal!

Todos que lidam com Marketing Digital naturalmente estão praticando Martech, já que este envolve a aplicação de ferramentas tecnológicas. No entanto, o Martech engloba outras áreas de marketing, como a aplicação de sistemas de CRM e fidelização, realização de pesquisas, automação de marketing, aplicação de inteligência artificial, etc.

As competências dos profissionais de Martech são variadas. Devem conhecer modelagem de bancos de dados, arquitetura de sistemas e linguagens de programação, bem como conceitos de posicionamento, segmentação, marketing de relacionamento, marketing digital, inbound marketing, UX, entre outras. Ou seja, o conhecimento precisa ser amplo, mas ao mesmo tempo profundo. Embora existam poucos, esses profissionais podem fazer grande diferença nos seus projetos.

Clique nos links e saiba mais sobre automação de marketing e martech.

Assine nossa newsletter

Receba em seu e-mail o Boletim Saia do Canto com os últimos artigos e materiais da DRB Marketing.

About the author

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Add comment

Artigos

Sobre mim

Sou consultor na área de Marketing e Tecnologia, o que vem sendo chamado de Martech. Comecei minha carreira como programador, me formei em Marketing, pós-graduei em Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Adoro filosofia e psicologia. Meu trabalho é mesclar todos esses conhecimentos num planejamento estratégico de marketing adequado ao contexto de cada cliente.

Conecte-se

Seja avisado sobre novos artigos, eventos, dicas, serviços e tudo mais relacionado à DRB Marketing.