Mautic, presente e futuro das plataformas de Inbound Marketing

M

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo se estabeleceram como as melhores práticas de marketing digital da atualidade. Com isso, várias empresas lançaram ferramentas comerciais poderosas que mesclam as principais funcionalidades necessárias, entre elas destacamos HubSpot, RDStation e LeadLovers.

Contudo, ferramentas pagas nem sempre são as melhores. Há inúmeros exemplos de plataformas gratuitas que possuem uma grande comunidade participante que contribue ativamente para evolução do sistema. Se falarmos de gerenciamento de conteúdo, o WordPress é um bom exemplo. Quando o assunto é inbound marketing e automação de marketing, o Mautic vem ganhando cada vez mais espaço e mostrando recursos bastante inovadores.

Enquanto as ferramentas comerciais (RDStation, LeadLovers, HubSpot, entre outras) se destacam pela facilidade de uso, o Mautic oferece mais liberdade de configuração das campanhas, landing pages, e-mails e formulários. Essa liberdade permite que você utilize o Mautic não só como uma ferramenta de inbound marketing, mas principalmente como uma ferramenta completa de automação de marketing.

O Mautic ainda tem uma vantagem que não pode ser ignorada, quando comparado às plataformas comerciais. Por ter o código fonte aberto, suas possibilidades de customização e integração são infinitas. Além disso, a exportação de dados oferecida pelas ferramentas comerciais é bastante limitada. Ou seja, de certa forma, ao usar uma ferramenta comercial para sua estratégia de inbound marketing ou automação de marketing, os dados gerados não serão seus. Você perderá parte deles se cancelar o contrato. Já no Mautic o banco de dados pode ser integralmente armazenado no seu servidor.

Por fim, o Mautic ainda tem a vantagem de ser totalmente gratuito. Por ser um pouco mais complexo de implantar e usar, talvez seja necessário contratar um profissional qualificado para assessorá-lo. Mas ainda assim, é possível perceber uma redução significativa de custos no curto prazo, uma vez que as ferramentas comerciais praticam preços relativamente altos, principalmente para a realidade de pequenas e médias empresas.

É claro que, devido à facilidade de uso e ao suporte técnico, as ferramentas comerciais são uma boa opção para usuários leigos. Contudo, para quem deseja realmente inovar e explorar todo o potencial do marketing digital, o Mautic se mostra uma opção cada vez mais segura, acessível e completa.

Se você deseja conhecer melhor o Mautic para implantá-lo em sua empresa, converse conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.

About the author

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Add comment

Artigos