
Algum tempo atrás, a comunicação era muito lenta e as pessoas eram mais inacessíveis. Sem e-mails ou celulares, só podíamos enviar cartas, faxes ou deixar recados com secretárias. Logo, toda comunicação precisava ser assertiva, completa e funcional. Ambiguidade e falta de clareza poderiam atrasar seriamente as coisas.
No entanto, a hiperconectividade da Internet reduziu drasticamente as consequências negativas de uma comunicação malfeita. Hoje, se algo é mal comunicado e mal compreendido, pode ser esclarecido com uma mensagem no WhatsApp ou Skype, por exemplo. Consequentemente, paramos de nos preocupar com a qualidade e a assertividade da nossa comunicação. A hiperconectividade deixou todos mais acessíveis e aumentou a quantidade de mensagens com as quais temos de lidar. Boa parte dos e-mails que enviamos e recebemos todos os dias são dúvidas simples que poderiam ser evitadas.
Junte comunicação de baixa qualidade à hiperconectividade e você terá um solo fértil para confusão, interrupções desnecessárias e baixa produtividade. Algumas empresas apostam em ambientes abertos para facilitar comunicação, mas acabam aumentando ainda mais o efeito da hiperconectividade.
Para construir uma equipe de alta performance é necessário fazer o caminho de volta, reduzindo a hiperconectividade, restringindo os meios de comunicação e definindo momentos de disponibilidade da equipe. Em um primeiro momento, a performance diminui, mas em poucas semanas todos se adequam à nova dinâmica de trabalho. Desse modo, treinamos as pessoas a serem mais assertivas e respeitosas em relação ao tempo do outro.
Às vezes, as facilidades não nos deixam mais eficazes, mas apenas mais acomodados.
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