Falso. As grandes empresas sabem disso há muito tempo. Por isso mantém contratos com grupos de consultores.
Duvida? Escolha um problema que você deseja resolver. Imagine-o. Suas opções são:
1. Resolver você mesmo
Se você sabe a solução e tem tempo suficiente para implementá-la, essa é a melhor opção.
2. Delegar para um funcionário
Se você possui funcionários qualificados, experientes e ociosos, essa é uma possível opção.
3. Continuar com o problema
Nem todos os problemas doem. Mas todos adiam o crescimento. Acomodar-se é o mais comum.
Com exceção da primeira, as opções 2 e 3 custam muito caro. Delegar é um grande risco, pois funcionários não se importam com a empresa, mas em manter o emprego. Eles tendem a se livrar do problema, ao invés de resolvê-lo. Quando qualificados, geralmente estão sobrecarregados, afinal você quer que eles se paguem. Contratar um funcionário com boa qualificação é absorver um custo altíssimo (você sabe como é a CLT).
Continuar com o problema significa um grande custo de oportunidade. Imagine a quantia que você deixou de ganhar, por conviver com o problema. Calcule o tempo desperdiçado por você e por sua equipe e transforme-o em valores monetários. Também coloque na conta o estresse, os conflitos e o desvio de atenção das atividades principais. Acomodar-se é a pior escolha. Porém, é a escolha mais comum, tomada inconscientemente pelos empresários sem tempo.
Consultores são qualificados, experientes e estão concentrados em resolver problemas. Bons consultores multiplicam seu tempo, facilitam as coisas. Além disso, se você não gostar, pode cancelar o contrato, sem maiores prejuízos (diferente de funcionários). É a certeza de que seu projeto não ficará esquecido na gaveta.
Resolver problemas custa caro. Mas lembre-se: com exceção de você mesmo, sua alternativa mais barata e segura é contratar um consultor.