Abaixo estão algumas perguntas sobre seu web site e a postura de sua empresa perante ele. Algumas poderão ter mais relevância que outras, de acordo com sua área de atividade e seu posicionamento de mercado. Responda e tenha um breve diagnóstico.
- Seu web site estimula a opinião e/ou participação do visitante? Você utiliza essas informações para aprimorar seus produtos e seu web site?
- Você analisa periodicamente os relatórios de acesso de seu web site, tentando identificar padrões que permitam adequar layout e conteúdo?
- Você analisa periodicamente os web sites de seus concorrentes?
- A navegação de seu web site é simples e intuitiva para seu cliente?
- Os textos são objetivos, cativantes e respeitam o tempo do visitante?
- Caso seu web site possua bastante conteúdo, ele possui uma busca realmente eficiente?
- Sua equipe de venda e pós-venda conhece bem os recursos oferecidos pelo seu site e os utiliza em suas rotinhas de atendimento?
- Seu web site oferece recursos úteis para seus colaboradores?
- Você prevê em seu planejamento de marketing investimento em melhorias de seu web site?
- Seu web site possui informações completas sobre seus produtos e/ou serviços, inclusive boas fotos ou vídeos, possibilitando ao visitante identificar rapidamente qual o mais indicado às necessidades dele?
- Você disponibiliza boletins informativos periódicos, através do web site ou por e-mail para seus clientes com assuntos que eles realmente gostam de ler?
- Seu web site oferece conteúdos meramente informativos (sem fins comerciais) sobre sua área de atividade?
- É possível fazer um pedido, solicitar um orçamento, contatar um representante ou fazer uma reserva através de seu web site?
- Sua equipe responde todas as mensagens sempre em menos de 3 horas?
- As opções de contato são facilmente localizadas em seu web site?
- Sua empresa disponibiliza no web site, mais de uma opção de contato?
- Seu web site possui conteúdo direcionado para o relacionamento pós-venda, ou seja, para quem já é cliente?
- Sua empresa é encontrada facilmente através dos principais sites de busca?
- É possível encontrar sua empresa no Google ou Yahoo buscando produtos ou serviços? Ela aparece entre os primeiros resultados?
- Você possui a versão internacional (.com e/ou .net) de seu domínio?
- O design de seu web site segue os mesmos padrões visuais de suas outras armas de marketing, como folder, cartão de visita, papel timbrado, ambientação, etc.?
- Sua equipe de colaboradores utiliza o e-mail com destreza, redigindo as mensagens com clareza, sem erros e gírias e padronizando as assinaturas?
- O layout de seu web site segue padrões visuais de outros sites na Internet, sendo simples de ser utilizado?
- A pergunta mais importante: você considera o retorno financeiro que seu web site proporciona satisfatório?
Se sua resposta foi sim para a maior parte das perguntas, parabéns! Você provavelmente está colhendo ótimos frutos de seu web site. Caso contrário, preste muita atenção nas dicas que seguem.
É bastante comum encontrarmos web sites mal arquitetados, carentes de conteúdo e que não fazem nem o que se propõem a fazer. Você já deve ter encontrado vários deles, até mesmo de grandes empresas. Estar na internet dessa maneira é jogar no lixo diversas oportunidades de negócios, além de tempo e valor de marca.
O web site é cada vez mais a porta de entrada de clientes, futuros funcionários e investidores e por isso é a primeira imagem que tais públicos terão de uma empresa. É preciso dizer que seu web site merece a mesma (se não mais) atenção que você dá às outras armas de seu marketing?