Uma questão de valores

U

planejamento estrategico

Valor é um princípio, uma convicção, uma premissa fundamental.

Valor não é o que você fará quando tiver dinheiro e tempo. É o que você faz apesar da falta de recursos. É o que você escolhe, mesmo que gere prejuízos. Por exemplo, em uma família, a saúde costuma ser mais importante que as férias. Então, se faltam recursos, a viagem de férias será sacrificada para garantir o remédio. Logo, saúde é um valor.

Se uma empresa declara que tem como valor “proteger o meio ambiente”, logo está instruindo os seus gestores a priorizar os projetos relacionados a este fim. Na falta de recursos (dinheiro, tempo, pessoas), deverão cortar preferencialmente de outros projetos.

Se você realmente carrega um valor, então suas decisões devem estar em harmonia. No entanto, se você o trai repetidas vezes, então não se trata de um valor, mas de uma espécie de autoengano ou falsa propaganda. Por isso, é importante que seus gestores sejam verdadeiros e francos ao elaborar e difundir a declaração de valores da sua empresa.

Agora, revisite a declaração de valores da sua empresa. Do que você não abre mão? Do que sua equipe não pode abrir mão? E está tudo bem se o lucro vier em primeiro lugar. Seja franco! A falta de coerência entre a declaração de valores e as decisões dos gestores corrói a confiança e compromete a liderança.

Leia também Sonhos, metas, objetivos e visão, qual é a diferença?

Assine nossa newsletter

Receba em seu e-mail o Boletim Saia do Canto com os últimos artigos e materiais da DRB Marketing.

About the author

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado? Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia. Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

Add comment

Artigos

Sobre mim

Sou consultor na área de Marketing e Tecnologia, o que vem sendo chamado de Martech. Comecei minha carreira como programador, me formei em Marketing, pós-graduei em Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Adoro filosofia e psicologia. Meu trabalho é mesclar todos esses conhecimentos num planejamento estratégico de marketing adequado ao contexto de cada cliente.

Conecte-se

Seja avisado sobre novos artigos, eventos, dicas, serviços e tudo mais relacionado à DRB Marketing.