Seu web site é eficiente?

Abaixo estão algumas perguntas sobre seu web site e a postura de sua empresa perante ele. Algumas poderão ter mais relevância que outras, de acordo com sua área de atividade e seu posicionamento de mercado. Responda e tenha um breve diagnóstico.

  • Seu web site estimula a opinião e/ou participação do visitante? Você utiliza essas informações para aprimorar seus produtos e seu web site?
  • Você analisa periodicamente os relatórios de acesso de seu web site, tentando identificar padrões que permitam adequar layout e conteúdo?
  • Você analisa periodicamente os web sites de seus concorrentes?
  • A navegação de seu web site é simples e intuitiva para seu cliente?
  • Os textos são objetivos, cativantes e respeitam o tempo do visitante?
  • Caso seu web site possua bastante conteúdo, ele possui uma busca realmente eficiente?
  • Sua equipe de venda e pós-venda conhece bem os recursos oferecidos pelo seu site e os utiliza em suas rotinhas de atendimento?
  • Seu web site oferece recursos úteis para seus colaboradores?
  • Você prevê em seu planejamento de marketing investimento em melhorias de seu web site?
  • Seu web site possui informações completas sobre seus produtos e/ou serviços, inclusive boas fotos ou vídeos, possibilitando ao visitante identificar rapidamente qual o mais indicado às necessidades dele?
  • Você disponibiliza boletins informativos periódicos, através do web site ou por e-mail para seus clientes com assuntos que eles realmente gostam de ler?
  • Seu web site oferece conteúdos meramente informativos (sem fins comerciais) sobre sua área de atividade?
  • É possível fazer um pedido, solicitar um orçamento, contatar um representante ou fazer uma reserva através de seu web site?
  • Sua equipe responde todas as mensagens sempre em menos de 3 horas?
  • As opções de contato são facilmente localizadas em seu web site?
  • Sua empresa disponibiliza no web site, mais de uma opção de contato?
  • Seu web site possui conteúdo direcionado para o relacionamento pós-venda, ou seja, para quem já é cliente?
  • Sua empresa é encontrada facilmente através dos principais sites de busca?
  • É possível encontrar sua empresa no Google ou Yahoo buscando produtos ou serviços? Ela aparece entre os primeiros resultados?
  • Você possui a versão internacional (.com  e/ou .net) de seu domínio?
  • O design de seu web site segue os mesmos padrões visuais de suas outras armas de marketing, como folder, cartão de visita, papel timbrado, ambientação, etc.?
  • Sua equipe de colaboradores utiliza o e-mail com destreza, redigindo as mensagens com clareza, sem erros e gírias e padronizando as assinaturas?
  • O layout de seu web site segue padrões visuais de outros sites na Internet, sendo simples de ser utilizado?
  • A pergunta mais importante: você considera o retorno financeiro que seu web site proporciona satisfatório?

Se sua resposta foi sim para a maior parte das perguntas, parabéns! Você provavelmente está colhendo ótimos frutos de seu web site. Caso contrário, preste muita atenção nas dicas que seguem.

É bastante comum encontrarmos web sites mal arquitetados, carentes de conteúdo e que não fazem nem o que se propõem a fazer. Você já deve ter encontrado vários deles, até mesmo de grandes empresas. Estar na internet dessa maneira é jogar no lixo diversas oportunidades de negócios, além de tempo e valor de marca.

O web site é cada vez mais a porta de entrada de clientes, futuros funcionários e investidores e por isso é a primeira imagem que tais públicos terão de uma empresa. É preciso dizer que seu web site merece a mesma (se não mais) atenção que você dá às outras armas de seu marketing?

Publicado por

Daniel R. Bastreghi

O que nos move? Como fazer valer nossos esforços? Como aproveitar o tempo que nos é dado?Na esperança de um dia encontrar respostas convincentes para essas perguntas, eu, Daniel, passeio pelo mundo do marketing, empreendedorismo, psicologia, autoconhecimento e filosofia.Compartilhe suas percepções e ajude a construir o conhecimento.

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